O que é a restituição do Imposto de Renda?

Imposto de renda é o valor descontado anualmente do rendimento do trabalhador ou da empresa, para ser entregue ao governo federal. A apresentação desse tipo de declaração de renda (DIRPF) é obrigatória para todo trabalhador que tem a renda mensal superior a um salário mínimo.  O imposto que é pago pelo empregado é chamado de IRPF (Imposto de Renda sobre Pessoa Física), a declaração anual comprovativa dos rendimentos é denominada DIRPF (Declaração de Ajuste Anual).

O dinheiro arrecada pelo IRPF serve para os custos do governo com saúde, educação, segurança, infraestrutura, dentre outras prioridades do país. Por isso é de muita importância que o cidadão fique ligado ao prazo de declarar o imposto de renda e pagamento, em caso de necessidade.
A restituição do imposto de renda é um valor devolvido da diferença do imposto que foi pago,ou melhor, caso tenha aumentado o valor do seu imposto, esse valor será reposto de volta a seu bolso.

Quando ocorre a restituição de imposto de renda?

Não são todas as pessoas que declaram o imposto de renda que tem direito a restituição. É de muita importância que o contribuinte pague além do necessário, não basta que tenha pago apenas o valor excedido, mas esse valor a mais também deve constar na declaração do imposto de renda.

Consultar restituição imposto de renda

A consulta da restituição do imposto de renda 2019 é feita de forma simples. Basta as informações necessárias (CPF e data de nascimento).

A consulta pode ser feita da seguinte Maneira:

  • Primeiro passo: acessar o site da receita federal na opção de consulta restituições IRPF. O contribuinte deverá preencher algumas informações que são necessárias para o fornecimento dessa restituição.
  • Segundo passo: o usuário deverá informar os onze dígitos do CPF, depois é pedido que selecione qual o ano de seu nascimento. 

Extrato para a restituição do INSS

O extrato imposto de renda, é um documento bastante importante para quem declara imposto de renda, nesse extrato tem informações de muita importância para o preenchimento da declaração do imposto de renda 2019, que é disponibilizado pela previdência por meio da internet, esse tipo de extrato é usado durante o ajuste anual, com o intuito de comprovar os valores pagos.

As pessoas que podem ter acesso a restituição do imposto de renda 2019 devem estar ligados ao cronograma do IRPF 2019, para que não percam. Segundo o cronograma divulgado pela receita federal para 2019, essa restituição da início no dia 16 de junho de 2019, o governo também já expôs que o geral serão sete lotes em meses diferentes, dando início em junho até dezembro. 

Calendário da Restituição do imposto de renda 2019:

  • 1º lote: 16 de junho
  • 2º lote: 17 de julho
  • 3º lote: 15 de agosto
  • 4º lote: 15 de setembro
  • 5º lote: 16 de outubro
  • 6º lote: 16 de novembro
  • 7º lote: 15 de dezembro

O valor que for restituído ficará na conta bancaria que foi indicada na declaração do imposto renda, que pode ser sacado ou está na conta corrente, segundo a preferência.

O que é a restituição do Imposto de Renda?
O quanto conseguimos lhe ajudar?

Adicionar Comentário